Método de Treinamento

O FUTEBOL é um esporte em que se exigem diversas qualidades físicas, por isso é importantíssimo à criança receber uma formação básica adequada. Devemos estar atentos às praticas realizadas de maneira inadequada e sem fundamento científico.

 A iniciação da prática desportiva deve obedecer a um verdadeiro ritual preparatório. A criança é um ser humano em crescimento e desenvolvimento constante nos aspectos físico, psíquico e social, sendo necessário, portanto, da participação de profissionais com conhecimento acadêmico aptos, conscientes e responsáveis, que não encarem a criança como um ADULTO EM MINIATURA.

 Aos atletas que possuem várias qualidades e, além disso, o que os diferenciam dos demais jogadores é a maneira com que utilizam estas qualidades, com muita criatividade e um grande poder de improvisação, ou seja, são aqueles que possuem uma alta capacidade de resolver problemas, que denominamos ATLETAS INTELIGENTES.

 A metodologia do futebol na ACADEMIA OLÉ BRASIL tem sido algo diferente e não somente nas práticas de exercícios específicos, mas se faz necessário o desenvolvimento de “tarefas táticas” que garantam a formação do jogador inteligente. Que o jogador obtenha a inteligência para jogar coletivamente e escolher as decisões corretas nas imprevisíveis situações de jogo.

“É baseada em conceitos primitivos de condição-ação na construção de um modelo de jogo planejado de ações coletivas específicas, inclusive criativa, que engloba todos os níveis básicos de competências do atleta para estratégia de treinamento (tático, técnico, físico, mini-jogos e coletivos) dentro do contexto do jogo de futebol”.

Além disso, antes de pensarmos na planificação, na execução dos métodos de ensino (metodologias) e na avaliação, devemos pensar um programa de treinamento infantojuvenil capaz de formar uma nova CONCEPÇÃO DE ATLETA.

 A proposta é um programa mais generalizado comprometido com a formação de atletas inteligentes (capazes de resolver problemas); atletas competentes (que têm habilidades para praticar esportes); atletas conscientes (que entendam valores, regras e ideias da prática esportiva) e atletas entusiasmados (que possuem comportamentos e atitudes de acordo com a cultura do esporte).

 A filosofia da ACADEMIA INTERNACIONAL DE FUTEBOL de oferecer aos atletas participantes, condições de excelência para o desenvolvimento no futebol, interligado a um programa de responsabilidade pessoal e social, tornando-os atletas de alto rendimento esportivo responsáveis no esporte e na vida, nos ajudarão na reflexão de nossa ação didática no treinamento (teoria-prática).

É com essa nova visão de “ATLETA” que vamos trabalhar com o jogador de futebol.